Faça Você Mesmo Móveis

Faça Móveis!

Faça Móveis

Madeira é a matéria-prima necessária na construção para fazer móveis. Existem muitos tipos de madeiras, cada uma com suas próprias características. Escolher a madeira certa para sua construção vai, com certeza, determinar a qualidade final do seu produto, bem como de sua mobília.  Os tipos de madeira mais comuns são:
Cedro
Madeira macia e relativamente mole. Possui um odor muito característico, eficaz para afastar insetos.
Entre os tipos de madeira, a variedade do cedro mais conhecida é a vermelha ocidental, tal como o próprio nome indica a madeira tem uma cor avermelhada. É muito usado em construções ao ar livre, por ser resistente à umidade, ou seja, não apodrece tão fácil.
Pinho
É um material barato. Usado em quase todo o tipo de móveis interiores. A tonalidade da sua madeira varia bastante, e seus anéis de crescimento são bem marcados. Muito fácil de trabalhar, suave ao toque. Madeira de eleição para a escultura.
Cerejeira
Muito popular. É sinónimo de status, elegância. Muito usada em móveis. A sua cor varia entre o castanho claro e o castanho-avermelhado. É muito atraente. Difícil trabalhar, com ferramentas manuais. Um dos tipos de madeira mais caras.
Carvalho
Tipo de madeira mais utilizadas para fazer móveis. Disponível em duas variedades: vermelho e branco. Madeira muito forte, mas fácil de manusear. O branco é mais utilizado, devido à sua aparência. É também resistente à umidade, podendo ser utilizado também em áreas externas.
Nogueira
Conhecida pela sua resistência é considerada uma das mais valiosas. Muito usada nos móveis de jardim. Madeira avermelhada, anéis de crescimento visíveis. Por ser muito dura é difícil de trabalhar.
Bétula ou Vidoeiro
Bastante consistente, forte e maleável. Possui duas variedades: amarelo e branco. Se optar por esta madeira para fazer um móvel é aconselhável pintá-la, pois facilmente ganha manchas.

Mogno
Considerada como um dos melhores tipos de madeira para móveis do mundo. Dura e de tonalidade avermelhada, desde o tom mais claro ao mais escuro. O seu único inconveniente é o preço.
Abeto
Branca, amarelo-claro, castanho-amarelada, vermelho, ou até rosa. A cor varia conforme a espécie, mas todas elas são madeiras macias. Porém, são pouco resistentes: apodrecem facilmente e não resistem ao ataque de insetos.
Bordo
Atraente, forte, a madeira de Bordo é de duas variedades: a macia e a dura. Sendo a dura muito difícil de trabalhar. Utilizada para criar móveis de alta qualidade, como armários. A sua cor é castanha clara com tons avermelhados.
Álamo
É dos tipos de madeira populares, pois é das madeiras mais baratas. Bastante macia e muito fácil de trabalhar. Madeira branca com algumas manchas verdes, ou castanhas. Por não ser das madeiras mais bonitas raramente é utilizada por pessoas que desejam móveis de requinte e se for, são sempre pintados. Por isso mesmo, é frequentemente utilizada para fazer as gavetas.
Teca
Cada vez mais difícil de encontrar. É uma madeira muito bonita e resistente à chuva, portanto é bastante usada para fazer a mobília do jardim. Varia do castanho-escuro para o amarelo dourado. Não são fáceis de encontrar.
Castanho
Muito utilizado na região do Minho, o castanheiro é explorado pela alta qualidade da sua madeira, sendo mesmo considerado um dos melhores para o mobiliário. Dura, leve e com ótima resistência, os móveis desta madeira duram uma vida.
Plátano
Madeira dura, muito resistente e de tom amarelado. Perfeita para o fabricação de todo o tipo de estruturas.
Choupo
De pouca durabilidade, sobretudo se mantida ao ar livre, este tipo de madeira caracteriza-se por ser leve, macia e branca. Muito utilizada na confecção de contraplacados.
Azevinho
De elevada qualidade, a madeira de azevinho é dura, homogénea, bastante pesada e de cor branco-acinzentada. É frequentemente utilizada pelos marceneiros. Quando tingida a negro substitui a madeira de ébano (origem africana), muito rara.

<Assista ao vídeo abaixo e descubra como é fácil fazer móveis:

<Clique AQUI para aprender a fazer móveis!